Artigos. Festa à fantasia
Para as crianças, as fantasias fazem parte dos preparativos de quase todas as brincadeiras. No entanto, organizar uma festa à fantasia pode ser uma experiência emocionante para eles. Com objetos simples do dia a dia, seu filho poderá criar uma fantasia que surpreenderá os amigos.

Vasculhando o guarda-roupa!
Abrir o guarda-roupa e encontrar peças que não usa mais é um bom motivo para contar boas histórias do passado para seus filhos - e também uma boa forma de criar fantasias originais usando a imaginação. Uma camiseta listrada, um chapéu e um par de botas poderão se transformar na roupa de um marinheiro. Com um tapa-olho e uma perna de pau, você terá a fantasia perfeita de pirata.

Um vestido de noite, um chapéu e alguns colares são mais do que suficientes para transformar uma menina em uma dama. Essa transformação será ainda maior se você fizer uma maquiagem e um penteado bem sofisticado.

Muitas vezes, uma fantasia simples, feita com as próprias mãos, tem mais valor do que aquelas compradas em lojas. Têm o perfume da roupa da mamãe ou do papai e o prazer do tempo compartilhado com eles durante a criação da fantasia.

Panos mutantes
Toalhas e lençóis velhos são também um recurso fantástico na hora de criar fantasias. Para uma fantasia de fantasma, cubra seu filho com um lençol; em seguida, recorte os buracos dos olhos e pinte uma boca. Não se esqueça de cortar o excesso de pano para que a criança não tropece. Para fazer uma toga romana, enrole uma toalha ao redor da cintura de seu filho e prenda as duas pontas com firmeza; em seguida, cubra um dos ombros com outra toalha e coloque o que sobrar no comprimento para dentro da saia.
Complete a fantasia com uma coroa feita de cartolina, acrescentando folhas naturais ou feitas com papel verde.

Para fazer uma fantasia de anjo, pegue um lençol pelas pontas, passe o meio por debaixo de um braço e prenda as pontas por cima do ombro oposto. Corte o que sobrar na parte de baixo do tecido e dê um nó na altura da cintura. Coloque asas feitas com papelão e cobertas com penas de papel branco ou de outro material. Uma coroa de flores, naturais ou artificiais, completa essa fantasia delicada.

Máscaras com caixas
Com uma caixa de papelão, seu filho poderá se transformar, rapidamente no personagem que mais gosta. Use uma caixa cujos lados tenham 30 centímetros e solte todas as partes, menos a do fundo. Coloque a caixa sobre a cabeça da criança para medir a posição dos olhos. Pegue a caixa e recorte dois buracos no lugar certo. Para finalizar a máscara, decore-a com tinta, papéis coloridos, retalhos de tecido, penas naturais ou feitas com papel de seda rasgado, pedaços de fita ou de lã.

Não se esqueça de sugerir a seu filho que crie o próprio personagem, dando asas à imaginação. É importante estar por perto, o que não significa fazer o trabalho por ele.

Máscara de galo
Para fazê-la, forre o lado de fora de uma caixa com papel vermelho. Desenhe uma crista de galo sobre um papelão, recorte-a e pinte-a de amarelo. Faça pequenos cortes, a cada 3 centímetros, na base da crista. Dobre essas tirinhas, cada uma para um lado, e cole-as com fita adesiva na parte de cima da caixa.

Para o bico, corte 2 triângulos de cartolina, um maior do que o outro. Os dois devem ser pintados de amarelo e dobrados ao meio. Faça pequenas dobras na base de cada triângulo e cole o bico na caixa. Pinte e enfeite os olhos com papel celofane.

Fantasias com caixas
Um exemplo simples de fantasia é a de robô. Para fazê-la precisamos de duas caixas: uma redonda para a máscara e outra quadrada, para o corpo. Marque e recorte os buracos dos olhos na caixa circular. Depois, pinte ou forre a caixa com papel alumínio.
Faça os detalhes da cabeça com adesivos coloridos. Depois, faça um corte em uma das laterais da caixa quadrada, onde ficarão as costas da criança. Faça ainda três buracos nos lugares do pescoço e dos braços. Pra finalizar, decore o corpo com os mesmos materiais usados na máscara.
Artigos relacionados
Quem leu isto também leu...