Artigos. Introdução ao Exercício Físico
O exercício físico é muito importante para o desenvolvimento muscular, ósseo e psicomotor de seu filho. Como mexer o corpo, para as crianças, costuma ser uma atividade recreativa, não será difícil estimular seu filho a exercitar.

O barco
Sente no chão com as pernas retas e abertas. Seu filho deve adotar a mesma postura, apoiando os pés contra os seus. Pegue as mãos dele e comecem a se inclinar, alternadamente, de frente para trás e de trás para frente, flexionando os joelhos ao inclinar o tronco e esticando as pernas ao voltar à posição.

Corrida de carrinho de mão
A criança apoia-se no chão em "quatro patas". O adulto a segura pelos pés e a ajuda a correr com as mãos. Apesar de ser mais divertida com vários participantes, a brincadeira também funciona com apenas uma criança, basta sugerir uma meta a ser atingida.

O trem
A criança imita com os braços o movimento dos pistões de uma locomotiva, enquanto mexe as pernas sem avançar. O adulto indicará, em cada momento, a velocidade apropriada, dependendo da situação: se o trem andará a todo vapor, ou irá mais devagar ao se aproximar de uma estação.

O gato
A criança fica sobre "quatro patas", com as pernas flexionadas e as mãos apoiadas no chão. Quando o adulto lhe dá uma palmadinha de leve, a criança deve imitar um gato, levantando o tronco com as costas encurvadas, estendendo as pernas e dizendo "miau".

Batalha em movimento
Forme um círculo com seus filhos e cante esta canção: "Esta é uma batalha em movimento. Soldado, às minhas ordens... com uma mão! Com os dois pés! Com a cabeça! Com a língua!", etc.
As crianças devem seguir suas indicações e colocar uma parte do corpo dentro do círculo, sem se confundir, ou serão desclassificadas. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, você pode acelerar o ritmo da canção e das instruções.

Corrida de sacos
Procure sacos de tecido suficientemente grandes (como os usados para carregar batatas), para que seus filhos consigam ficar de pé dentro deles. Depois organize uma divertida corrida de sacos. Retire do chão todos os objetos que possam machucá-los. Se a superfície for macia, como um tatame ou tapete, ainda melhor.

Cartazes práticos
As corridas são as competições muito populares entre as crianças. Por isso, tenha sempre a mão estes cartazes de "Partida" e "Chegada". Sugira a seu filho que os recorte, pinte e cole sobre uma cartolina.
Artigos relacionados
Quem leu isto também leu...