Artigos. Movimento, Atenção e Imitação
Com dois anos, a criança já caminha com alguma desenvoltura. Seu interesse em descobrir o mundo à sua volta aumenta a cada passo. Os jogos de movimento a ajudam a explorar o espaço e a treinar suas habilidades motoras. Já os jogos de atenção desenvolvem sua capacidade de concentração, e os de imitação a ajudam a conhecer as pessoas com quem convive.

Pista de obstáculos
Construa com seu filho uma pista de obstáculos, usando caixas de papelão, uma escada encostada, uma corda e uma esteira de praia. Depois, sugira o trajeto a seguir: passar pela caixa, atravessar pelo vão da escada, pisar na corda, dar voltas sobre a esteira.

Corrida de cores
Diga à criança: "Eu quero uma coisa de cor... vermelha". Ela deverá correr para buscar todos os objetos desta cor existentes na casa. Quando retornar com eles, ganhará um ponto por objeto, e então um outro jogador sairá para buscar objetos de outra cor. No final do jogo, ganha o participante que tiver obtido mais pontos.

Mão fora, pé dentro
Coloque um grupo de crianças em círculo. Peça que ponham uma mãe ou o pé dentro ou fora do círculo. No começo, diga as ordens devagar e depois vá aumentando a velocidade, para dificultar o jogo. Um truque muito divertido é confundi-las realizando a ação contrária a que você anuncia.

Caixa de supermercado
Com elementos caseiros, como uma pequena mesa, uma caixa e produtos da despensa, você pode montar um supermercado. Seu filho se divertirá muito vendendo mercadorias a um amigo ou a seus pais. Se ele tiver idade suficiente, você pode usar moedas, ou brincar com as embalagens de balas diferentes, que podem servir como "notas de brinquedo".

Ator
Monte um pequeno teatro na sala de sua casa e sugira a seu filho interpretar diferentes personagens. Podem ser animais, personagens de ficção ou pessoas que ele conheça. Não esqueça de aplaudir cada dramatização do pequeno.

Pintor
Peça a seu filho que o ajude a pintar uma parte da parede de seu quarto. Certifique-se de usar pintura lavável e não-tóxica. Passe lápis preto sobre a ilustração que oferecemos a seguir. Com a figura em contato com a parede, a criança deverá seguir o contorno com um lápis. Desta forma, a figura ficará impressa na parede e seu filho poderá colorir como quiser.
Artigos relacionados
Quem leu isto também leu...