Artigos. O que você sabe sobre os germes?
O que são?
Os germes são pequenos seres vivos. Tão pequenos que precisamos de microscópios para vê-los. Podem viver em plantas, animais ou pessoas. Quando entram no nosso corpo, ficam por muito tempo e devoram alimentos e energia. Se eles produzem toxinas, que são como venenos, eles podem nos causar doenças.

Quantos tipos existem?
Existem quatro tipos de germes: as bactérias, os vírus, os fungos os protozoários. As bactérias sãopequenos organismos que se apoderam de nutrientes à sua volta para sobreviver. Quando entram nonosso corpo, elas podem causar infecções. Nós percebemos porque sentimos dor de garganta, deouvido, de dente ou temos muita tosse. Há algumas bactérias que são boas para nosso corpo. Porexemplo, as que vivem no intestino e nos ajudam a extrair os nutrientes dos alimentos e a remover o que não precisamos.

Os vírus não podem viver fora dos seres vivos. Precisam ficar dentro das plantas, dos animais ou das pessoas para crescerem e se reproduzirem. Quando eles entram no nosso corpo, podemos ficar doentes. Eles causam, entre outras doenças, catapora, sarampo e todos os tipos de gripe.

Os fungos são organismos parecidos com as plantas. Como não podem produzir o próprio alimento, eles se alimentam de outros seres vivos. Gostam de lugares quentes e úmidos. Os mais comuns são os fungos que ficam entre os dedos dos pés.

Os protozoários são microrganismos que gostam de umidade e que transmitem doenças pela água. Alguns causam infecções intestinais que provocam diarréia, náuseas e dor de estômago.

Como podemos nos proteger?
Como a maior parte dos germes se propaga pelo ar, é importante cobrirmos o nariz e a boca quando espirramos ou tossimos. Outros germes se disseminam pela saliva, pelas mucosas, a urina ou as fezes. Por isso, é importantíssimo jogar no lixo os lenços de papel usados para assoar o nariz.

Além disso, nunca sente no assento da privada de banheiros públicos, ou desinfete-os com produtos anti-bactericidas antes de se sentar.

Muitos germes passam de uma pessoa para outra ao tocar em algo que está contaminado. Por exemplo, quando apertamos a mão de alguém que está resfriado e depois colocamos a mão na boca. Por isso é necessário lavar as mãos com água e sabão quando chegar em casa, antes de comer ou depois de usar o banheiro, visitar um doente ou mexer com um animalzinho de estimação.

Como vimos, os fungos vivem em meios úmidos e quentes. Para evitar o contágio lembre-se de não andar descalço em volta de piscinas onde muita gente andou descalça e com os pés úmidos.
Os protozoários se proliferam em água contaminada. Por isso, se estiver fora de casa, é mais seguro tomar água mineral.

Por último, as vacinas são grandes aliadas contra alguns tipos de vírus. Esteja sempre em dia com as vacinações.
Artigos relacionados
Quem leu isto também leu...